Educação no Brasil

Compartilhe com um amigo!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Confira as opções de leitura gratuita.

http://www.dominiopublico.gov.br

1.    Universia – Reúne mais de 1.000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.

2.    Open Library – Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em cerca idiomas.

3.    Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.

4.    Blog Midia8 – Página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.

5.    Casa de José de Alencar – A Biblioteca Virtual do site do pai do romance brasileiro disponibiliza para download gratuito 14 de suas obras, incluindo romances e peças de teatro.

6.    Read Print – Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.

7.    Biblioteca Digital de Obras Raras – O site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.

8.    Portal Domínio Público – Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial, oferece download gratuito de mais de 350 obras. É possível baixar 21 livros de Fernando Pessoa.

9.    Saraiva – A rede de livrarias disponibilizou recentemente 148 livros para download em PDF gratuito. O leitor precisa apenas fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura para ter acesso às obras.

10. Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.

11. Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site disponibiliza a obra completa do escritor – em pdf ou html – para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.

12. Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.

13. Dear Reader – Esse é um clube virtual que envia por e-mail trechos de livros. Após o cadastro, o usuário passa a receber  diariamente um trecho, cerca de dois a três capítulos de livros.

14. eBooks Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.

15. Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.

16. Unesp Aberta – Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvidos para os cursos da universidade, o material está aberto s para consulta em diversos formatos.

Por causa do entusiasmo despertado pela leitura, os alunos costumam criar grupos para discutir sobre livros, escrever resenhas para sites ou usar a internet para procurar mais sobre a vida e obras dos autores preferidos. A seguir, confira os 10 melhores sites para que os estudantes se conectem com livros:

1- Goodreads 
Esse site é recomendado para estudantes que tenham pelo menos 13 anos, por ser um pouco mais complexo. As principais vantagens são a possibilidade que você veja o que seus amigos estão lendo e que o próprio site recomende leituras com base nas que você realizou anteriormente. Os professores podem criar grupos para a classe discutir sobre os livros que estão lendo, já que muitos alunos sentem-se mais a vontade para partilharem as opiniões via internet. Outra boa opção para incentivar a interatividade é pedir aos alunos que criem quizzes baseados no livro ou escrevam resenhas sobre eles.

2- BiblioNasium 
Esse site tem funções muito parecidas ao Goodreads, mas a principal diferença é que visa um público mais jovem. É um ótimo recurso para incentivar os usuários a lerem. Os professores podem enviar desafios para os alunos ou para os pais, além de constantemente motivá-los a entrar em contato com gêneros que não estão habituados.

3 – Book Wizard 
O Book Wizard é uma ferramenta eficaz tanto para os professores como os alunos, porque os livros são divididos por matérias e fornece atividades e lições baseadas nos livros escolhidos para serem trabalhados. Além disso, os docentes podem aproveitar as ferramentas de busca do site, capazes de fornecer o nível de dificuldade das leituras, sinopse, biografia do autor e links para materiais de apoio gratuitos.

4 – BookAdventure 
Nesse site é possível encontrar livros e atividades para crianças do jardim da infância até o final do ensino fundamental II, sendo que o resultado dos quizzes pode ser visualizado pelos pais e professores. Outra ferramenta interessante disponível nesse endereço online é a possibilidade de contabilizar quantos livros o aluno leu em um período de tempo determinado.

5 – Common Sense Midia 
Os livros disponíveis nesse site são de alta qualidade e têm guias especializados para a idade do usuário. Você pode clicar no livro escolhido e encontrar mais informações sobre, como sinopse e pontos interessantes para possíveis discussões.

6 – Reading Rockets 
Na seção de Children’s Books & Authors do site, você pode encontrar um calendário com os feriados do ano, sendo que cada um deles está conectado com algum livro relacionado ao momento histórico, com atividades, sites educacionais e entrevistas concedidas pelo autor.

7 – Start With a Book 
Inicialmente, o site foi criado para ajudar os professores com as leituras de verão, mas a iniciativa deu certo e continuou no ar fornecendo materiais ao longo do ano. O público alvo é o ensino primário e, por isso, existe a divisão interna em 24 temas, entre eles dinossauros e o céu noturno. Cada uma das listas temáticas contém livros, sites relacionados, links para atividades e possíveis ideias para escrever um texto. É ideal para ser utilizado pelos pais nas férias do filhos, para que continuem tendo atividades intelectuais no período de recesso.

8 – Education.com 
Aqui é possível encontrar listas de livros divididos por materiais e níveis, sendo grande fonte de inspiração. Existem milhares de atividades, além dos livros interativos, que podem ser lidos da maneira convencional ou ouvidos.

9 – Jim Trelease on Reading 
Nesse site, você poderá encontrar uma coleção grande de áudio books, que incluem contos de fadas, livros ilustrados, novelas e poesias.

10 – American Library Association’s Banned and Challenged Books 
Muitos estudantes que não costumam ler sentem-se incentivados quando se deparam com materiais ditos como censurados ou banidos por algum motivo. Assim, esse site abrange um acervo de obras desse estilo, atraindo muitos jovens.