Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos reforça parceria com a senadora Soraya Thronicke

Compartilhe!
Foto de Josias Negocios

Em razão da pandemia de covid-19, o ISMAC (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) enfrentou inúmeras dificuldades para manter todos os atendimentos a pessoas com deficiência visual. No entanto, graças à destinação de recursos pela senadora Soraya Thronicke (União-MS), o Instituto, fundado há 65 anos em Campo Grande (MS), conseguiu dar continuidade ao trabalho desenvolvido no Estado, onde tem 1.670 pessoas com deficiência visual cadastradas.

Segundo o presidente do ISMAC, Márcio Ximenes Ramos, o Instituto vive de doações e, com o avanço da covid-19, essas contribuições cessaram, pois, a crise atingiu muitas pessoas, reduzindo em torno de 33% as contribuições feitas. “Essa emenda ajudou a manter o nosso trabalho de habilitação e reabilitação, e o apoio pedagógico mesmo a distância, preparando os materiais, atendendo as pessoas, umas por meio do teleatendimento, enquanto outras de forma presencial”, pontuou.

Josias01

Márcio Ximenes explica que os recursos enviados em 2020 e 2021, que totalizaram R$ 188 mil, foram utilizados para o custeio e manutenção dos programas de atendimento psicossocial, pedagógico, de reabilitação e profissional, que são essenciais para oportunizar o desenvolvimento dos processos educacionais, de reabilitação e colocação profissional para as pessoas com deficiência visual. “A nossa gratidão eterna à senadora, pois, nesse período de quase três anos de pandemia, foram esses recursos destinados por ela que ajudaram na manutenção dos nossos profissionais, que prepararam as pessoas com deficiência visual atendidas no ISMAC. Além disso, eles acolhem com muita dignidade essas pessoas. Fica aqui o nosso agradecimento, senadora”, pontuou.

O presidente reforça que o ISMAC é um centro de referência no desenvolvimento de programas de atendimento focados no processo de habilitação, reabilitação e apoio educacional especializado para pessoas com deficiência visual. “A instituição atende crianças, adolescentes, adultos e suas famílias sempre objetivando que a pessoa com deficiência visual desenvolva seu potencial, tendo como consequência a conquista de sua cidadania”, afirmou.

Soraya Thronicke comprometeu-se em continuar destinando emendas para o ISMAC nos próximos anos do seu mandato no Senado Federal. “Lógico que eu gostaria de contribuir com valores maiores, porém, costumo dizer que o nosso cobertor é curto e, quando cobrimos a cabeça, descobrimos os pés. Todavia, quero que vocês não se esqueçam que tem essa porta aberta comigo e estou comprometida com o Instituto”, assegurou, ressaltando que deseja para Mato Grosso do Sul o pleno desenvolvimento econômico e social, mas, para que isso aconteça, é preciso olhar para as necessidades básicas da população.

Assessoria de Imprensa Senadora Soraya Thronicke

Deixe uma resposta